A Chr. Hansen conclui a aquisição da UAS Labs

A Chr. Hansen começará o processo de integração da UAS Labs.
Comunicado à imprensa | jul 28. 2020 06:47 GMT

A Chr. Hansen Holding A/S (“Chr. Hansen”) anunciou hoje que concluiu com sucesso a aquisição da UAS Laboratories LLC (“UAS Labs”), após a satisfação de todas as condições de conclusão.

Com a UAS Labs, a Chr. Hansen fortalece ainda mais a sua plataforma microbiana e o negócio de Saúde Humana passando a operar no âmbito altamente atraente de combinações multiespécies de alta potência e ampliando sua oferta de produtos e a base de clientes. Além disso, a Chr. Hansen está expandindo sua presença na fabricação com duas instalações de BPF nos Estados Unidos, o que permitirá o faseamento de projetos capex nos próximos anos e reduzirá o risco da empresa.

Mauricio Graber, Chief Executive Officer (CEO) da Chr. Hansen, afirmou: “Com a conclusão da aquisição da UAS Labs, nós esperamos aproveitar os pontos fortes de ambas as empresas. Nós ampliaremos nossa oferta de probióticos, desde cepas a soluções, obteremos acesso a novos grupos de clientes e entraremos em novas áreas de indicação, mantendo-nos fiéis ao nosso compromisso com a ciência e a P&D. Estamos muito animados para dar as boas-vindas à equipe da UAS Labs na organização Chr. Hansen e buscaremos uma abordagem ‘best of both’ para a integração, a fim de criar valor para clientes e acionistas. Estou convencido de que juntos nós podemos moldar o mercado global de probióticos para o futuro.”

Agora a Chr. Hansen começará o processo de integração da UAS Labs. A UAS Labs tem 230 funcionários e estima-se que gerará receita de cerca de 85 milhões de dólares e EBITDA acima de 30 milhões de dólares antes das sinergias de 2020. A orientação para o exercício financeiro 2019/20 é mantida, embora a aquisição tenha um pequeno impacto negativo na margem EBIT do Grupo antes dos itens especiais. Em 2020/21, haverá um impacto negativo na margem EBIT do Grupo antes dos itens especiais de cerca de 1 ponto percentual (estimativa preliminar) devido a depreciações dos ativos tangíveis e intangíveis adquiridos. Até 2024/25, estima-se que, após a aquisição, a margem EBIT será neutra a ligeiramente maior.

A aquisição da UAS Labs está totalmente alinhada à estratégia da Chr. Hansen e à estrutura de alocação de capital de buscar “bolt-on acquisitions” para fortalecer a plataforma microbiana. A UAS Labs foi adquirida a partir do fundo de private equity Lakeview Equity Partners, equipe de gerenciamento e outros acionistas por um valor de transação (líquido de ativos tributários) de 530 milhões de dólares. A alavancagem aumentará a curto prazo para cerca de 3 vezes a dívida líquida/EBITDA até o final do exercício financeiro de 2019/20, mas a Chr. Hansen tem como objetivo reduzir a dívida líquida a um nível consistente com uma sólida classificação de grau de investimento.

A aquisição foi anunciada em 9 de junho de 2020.

A Chr. Hansen é uma empresa de biociência global e diferenciada, que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Na Chr. Hansen, estamos em uma posição privilegiada para impulsionar mudanças positivas por meio de nossas soluções microbianas. Há quase 150 anos, nós trabalhamos para possibilitar uma agricultura sustentável, uma melhor alimentação e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo. Nossas plataformas de tecnologia microbiana e de fermentação, que incluem nossa ampla e relevante coleção de cerca de 50 mil cepas microbianas, têm um potencial revolucionário. Atendendo às necessidades dos clientes e às tendências globais, nós continuamos a desbloquear o poder das bactérias boas para responder aos desafios globais, como o desperdício de alimentos, a saúde global e o uso excessivo de pesticidas e antibióticos. Como a empresa de biotecnologia mais sustentável do mundo, nós tocamos a vida de mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Impulsionados por nosso legado de inovação e curiosidade pela ciência pioneira, nosso objetivo “To grow a better world. Naturally.” está no centro de tudo que fazemos.