Lukas Schüpbach foi nomeado CEO da Bacthera

Comunicado à imprensa | jan 09. 2020 12:31 GMT

A joint venture 50/50 da Chr. Hansen e da Lonza para Produtos Bioterapêuticos Vivos (PBV), Bacthera, anuncia Lukas Schüpbach como CEO da empresa

O Conselho Administrativo da Bacthera AG designou hoje Lukas Schüpbach como Chief Executive Officer (CEO) a partir de 1.° de fevereiro de 2020. Lukas Schüpbach (50) foi chefe global de Estratégia e Operações da Emavant Solutions, é cofundador da Innojection e, anteriormente, teve posições de liderança sênior na Syngenta e Novartis. Ele é mestre em Administração, pela Universidade de Basel, e Economia, pela HEC, em Lausanne.

Mauricio Graber, CEO da Chr. Hansen e presidente do Conselho da Bacthera, afirmou: "Lukas tem um histórico comprovado de obtenção de resultados e liderança visionária. A Bacthera ganha um CEO com um perfil completo, com uma mentalidade empreendedora de criar e alinhar equipes multifuncionais em grandes organizações. Estou convencido de que sua experiência na indústria farmacêutica e sua ampla rede de contatos serão valiosos para os planos de crescimento da Bacthera e a ambição da empresa em ser uma pioneira no emergente mercado de bioterapêuticos vivos."

Lukas Schüpbach afirmou: "Liderar a Bacthera nesta empolgante jornada na qual a empresa embarcou é uma grande oportunidade. A Bacthera é pioneira em um setor emergente e eu estou empolgado, mas humilde, em me tornar parte deste empreendimento. A natureza da empresa me permite combinar a minha experiência na indústria de ciências da vida e o cenário de start-up de biotecnologia, contribuindo para finalmente concretizar o forte propósito da Bacthera de levar aos pacientes tratamentos que vão mudar as suas vidas. Estou realmente ansioso para conhecer os negócios em profundidade, conhecer os funcionários dedicados e começar a lidar com empresas inovadoras neste campo."

O CEO interino da Bacthera, Christian Bigum, continua como CEO até Lukas Shüpbach assumir sua nova posição em 1.° de fevereiro de 2020. Christian Bigum observou: "Lukas e eu já planejamos uma transição sólida que garantirá total alinhamento na estratégia e nas prioridades da Bacthera ao mesmo tempo que mantém o forte impulso comercial que temos no momento. Estou satisfeito por passar a tocha para Lukas – ele não apenas é um forte criador de negócios e um líder carismático, mas também está sinceramente inspirado pelo objetivo da Bacthera de determinar o futuro da medicina."

Sobre a Bacthera:

• A Bacthera – uma combinação das palavras "bacteriologia", "terapêutica" e "era" – é uma joint venture controlada 50/50, entre a Chr. Hansen e a Lonza.
  • A empresa opera a partir de sua sede na Basileia, na Suíça, e tem instalações de produção na Dinamarca e na Suíça.
  • A Bacthera quer ser a pioneira na fabricação para o setor de produtos bioterapêuticos vivos (PBV) e oferece aos clientes competências de liderança no manuseio, caracterização, formulação, fabricação e encapsulamento de bactérias anaeróbias estritas em um medicamento.
  • A Bacthera é a primeira CDMO a proporcionar globalmente uma cadeia de fornecimento completa, que oferece a produção de substâncias e produtos farmacêuticos para clientes no setor de biotecnologia e farmacêutico.

A Chr. Hansen é uma empresa de biociência global e diferenciada, que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Na Chr. Hansen, estamos em uma posição privilegiada para impulsionar mudanças positivas por meio de nossas soluções microbianas. Há quase 150 anos, nós trabalhamos para possibilitar uma agricultura sustentável, uma melhor alimentação e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo. Nossas plataformas de tecnologia microbiana e de fermentação, que incluem nossa ampla e relevante coleção de cerca de 50 mil cepas microbianas, têm um potencial revolucionário. Atendendo às necessidades dos clientes e às tendências globais, nós continuamos a desbloquear o poder das bactérias boas para responder aos desafios globais, como o desperdício de alimentos, a saúde global e o uso excessivo de pesticidas e antibióticos. Como a empresa de biotecnologia mais sustentável do mundo, nós tocamos a vida de mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Impulsionados por nosso legado de inovação e curiosidade pela ciência pioneira, nosso objetivo “To grow a better world. Naturally.” está no centro de tudo que fazemos.