Bactérias boas da Chr. Hansen serão produzidas com energia solar

Comunicado de imprensa | set 23. 2019 08:07 GMT

Um novo acordo de dez anos permite que a Chr. Hansen Denmark passe para 100 por cento de energia verde com dois parques solares totalmente novos. O acordo sublinha o compromisso da Chr. Hansen com um futuro sustentável e criará mais capacidade de energia verde para o benefício de toda a Dinamarca.

A empresa global de biociências Chr. Hansen firmou um ambicioso acordo de longo prazo com a Better Energy, um designado Contrato de compra de energia (PPA), para garantir que todo o uso de energia elétrica anual da Chr. Hansen Denmark seja coberto por energia renovável.

"Nós queremos contribuir positivamente para a transição para a energia verde. Por isso, decidimos firmar um acordo de longo prazo para compra de energia solar de dois novos parques, de modo que as nossas bactérias boas e os nossos corantes naturais tenham uma pegada verde, tanto externamente, com os nossos clientes, quanto na nossa sede, onde se localizam algumas das nossas maiores instalações de produção", afirma Annemarie Meisling, diretora sênior de Sustentabilidade, da Chr. Hansen.

Com base no acordo, a Better Energy é responsável pelo estabelecimento de dois parques solares totalmente novos, que serão concluídos em abril de 2020. A Energy Denmark auxiliará o acordo como sendo responsável por criar um equilíbrio entre o consumo e a produção de energia elétrica e por lidar com a diferença que sempre ocorrerá quando não houver luz solar. Desse modo, o fornecimento de energia da Chr. Hansen ficará garantido com a produção de energia a partir de uma combinação de algumas outras fontes renováveis, como vento e biogás, entre outras.

"Na Chr. Hansen estamos comprometidos em minimizar nossa pegada e aumentar a energia limpa de modo significativo. Combinar sol e vento como fontes energéticas faz muito sentido em um país com o clima da Dinamarca. Além de aprimorar o nosso próprio compromisso com um futuro sustentável, nós temos orgulho em contribuir ativamente a nível nacional por meio deste acordo", acrescenta Meisling.

Nova energia sustentável para o mercado
Segundo o CEO Rasmus Lildholdt Kjaer, da Better Energy, o novo acordo é um bom exemplo de como as empresas podem assumir uma responsabilidade conjunta na criação de energia nova a partir de fontes renováveis para benefício de todo o país:

"Criar energia nova a partir de fontes renováveis é decisivo na transição para o fornecimento de energia verde. A Chr. Hansen veio com um forte desejo de trazer mudanças. Nós poderíamos oferecer uma solução com três benefícios claros: preços competitivos, associação direta com parques solares específicos e a subsequente criação de nova capacidade de energia renovável na Dinamarca", explica ele.

"A opção da Chr. Hansen de assumir um compromisso de longo prazo para compra de energia elétrica de nossos dois novos parques solares nos próximos 10 anos é inovadora. É uma inspiração para outras empresas ao demonstrar que hoje é possível optar por um novo fornecimento de energia verde, que faz uma diferença verdadeira e contribui para acelerar a transição para a energia verde."

A necessidade anual de energia da Chr. Hansen Denmark corresponde ao consumo de praticamente 15 mil habitações dinamarquesas.

Segundo Lildholdt Kjaer, o acordo coloca a Chr. Hansen na vanguarda da transição verde na Dinamarca e pavimenta o caminho para soluções inovadoras semelhantes, sendo implementadas em empresas de pequeno e médio porte, que desejam fazer uma diferença positiva no consumo de energia total da Dinamarca.

Sobre o contrato PPA:
Até agora, comprar energia elétrica verde tem sido uma questão de reservar parte da energia que já existe. Mas, para todas as partes envolvidas neste acordo, tem havido um desejo de levá-lo mais além – um desejo de identificar uma solução que traga nova energia renovável ao mercado a um preço competitivo.

• Com esta iniciativa, a Chr. Hansen fortaleceu sua posição como a empresa mais sustentável do mundo* ao contribuir para a criação de mais energia renovável graças ao estabelecimento de dois novos parques solares. Além disso, eles garantiram para si mesmos um preço de energia elétrica baixo e estável pelos próximos anos.
  • A Better Energy construirá e operará os novos parques solares e venderá a energia produzida para a Chr. Hansen a um preço fixo acordado.
  • A Energy Denmark combinará, por hora, o padrão de consumo da Chr. Hansen com a produção de energia a partir de uma mescla de várias fontes renováveis para garantir o equilíbrio. As declarações foram feitas com base no consumo realizado, e certificados** (energia elétrica) foram adquiridos de fontes correspondentes.

* Classificada por Corporate Knights durante o Fórum Econômico Mundial, janeiro de 2019.

** Certificados de origem para energia renovável, por MWh produzido