A Bacthera recebe autorizações para a fabricação na Suíça e na Dinamarca

Comunicado à imprensa | May 31. 2021 07:00 GMT

A joint venture da Chr. Hansen com a Lonza alcança um marco importante e está pronta para começar a fornecer Produtos Bioterapêuticos Vivos

Após inspeções de BPF pela Swissmedic, nas instalações de fabricação de medicamentos da Bacthera, na Basileia, Suíça, e pela Agência Dinamarquesa de Medicamentos, nas instalações de produção de insumos farmacêuticos ativos, em Hoersholm, na Dinamarca, as duas instalações receberam autorizações para a fabricação pelas respectivas autoridades nacionais.

Este marco significa que a Bacthera, uma organização especializada em desenvolvimento e manufatura por contrato (CDMO), está pronta para oferecer aos clientes medicamentos de uma das cadeias de suprimentos de manufatura farmacêutica mais avançadas do mundo para produtos bioterapêuticos vivos (PBV), uma nova classe terapêutica baseada em micróbios vivos.

“Essas autorizações têm sido um marco importante a ser alcançado desde a fundação da Bacthera. Fico muito entusiasmado com o fato de que agora podemos oferecer aos clientes medicamentos PBV para ensaios clínicos em humanos e, em última análise, também produtos comerciais. Sinto muito orgulho do que a nossa equipe conseguiu”, afirma o CEO da Bacthera, Lukas Schüpbach.

“A autorização para a fabricação é um marco importante para o nosso ‘lighthouse’ microbioma e um elemento estratégico para o setor emergente de PBV. Estamos muito satisfeitos que a Bacthera possa agora realmente começar a concretizar sua visão e modelo de negócios para se tornar uma CDMO líder mundial neste campo emergente”, diz Mauricio Graber, CEO da Chr. Hansen.

“O mercado endereçável para fornecimento clínico e comercial de longo prazo tem o potencial de ultrapassar 1 bilhão de euros. Com um fluxo crescente de terapias direcionadas a microbiomas, a obtenção da autorização para a fabricação representa um marco importante para a Bacthera. A autorização permitirá que a empresa cumpra o escopo de levar produtos bioterapêuticos vivos inovadores para pacientes com necessidades médicas não atendidas”, acrescenta Jean-Christophe Hyvert, Presidente, Chefe da Divisão de Biologia, Celular e Genética, da Lonza.

“A ambição da Bacthera é permitir que nossos clientes levem tratamentos inovadores para os pacientes, sendo pioneiros na indústria de PBV. É muito gratificante estar pisando em território virgem junto com nossos clientes no âmbito do microbioma”, conclui Schüpbach.

Para outras informações, contate:

Chr. Hansen: Seyer-Hansen, Diretor, Chefe de Relações com a Mídia, tel. +45 60 38 62 07, dksash@chr-hansen.com

Lonza: Victoria Morgan, Chefe de Comunicações Externas, Lonza Group Ltd, tel. +41 61 316 2283, victoria.morgan@lonza.com e/ou Dirk Oehlers, Relações com Investidores, Lonza Group Ltd, tel. +41 61 316 8540, dirk.oehlers@lonza.com

Bacthera: Sven Hollmann, Bacthera Mídia, shol@bachtera.com e/ou Alain Heron, Bacthera Comercial, alhe@bacthera.com

Sobre Produtos Bioterapêuticos Vivos
Produtos Bioterapêuticos Vivos ou PBV, mais conhecidos como “bichinhos vivos praticamente sinônimos de medicamentos”, são uma nova modalidade terapêutica desenvolvida por uma variedade de empresas farmacêuticas e de biotecnologia em todo o mundo. PBV são únicos porque sua substância ativa é um organismo vivo, mais comumente uma bactéria, que foi identificada como promissora no tratamento de uma ou, às vezes, de várias doenças. PBV são diversificados e podem, por exemplo, consistir em um organismo único, um organismo modificado geneticamente ou um conjunto de organismos.

Sobre a Bacthera
A Bacthera foi fundada no fim de 2019, como uma joint venture 50/50 de duas empresas, Chr. Hansen e Lonza AG, para atender especificamente às necessidades do setor emergente de Produtos Bioterapêuticos Vivos. No total, 90 milhões de euros serão investidos, compartilhados igualmente entre Chr. Hansen e Lonza. A competência e as capacidades de produção de bactérias para fins farmacêuticos da Bacthera foram transferidas por ambas as empresas-mãe desde o início. A Bacthera oferece um conjunto atraente de serviços em todo o ciclo de vida e cadeia de processo dos PBV, desde o desenvolvimento técnico de P&D até as BPF atuais e testes de controle de qualidade de insumos farmacêuticos ativos e produtos farmacêuticos. A Bacthera opera desde a sua sede e Centro de Excelência para desenvolvimento e fabricação de processos de produtos medicamentosos e testes analíticos de controle de qualidade, na Basileia, Suíça, e de seu Centro de Excelência para desenvolvimento de processos de insumos farmacêuticos ativos, desenvolvimento analítico e fabricação, em Hoersholm, Dinamarca.

Sobre a Lonza
A Lonza é o parceiro global preferido para os mercados farmacêutico, de biotecnologia e nutrição. Trabalhamos para prevenir doenças e possibilitar um mundo mais saudável, ajudando nossos clientes a oferecer medicamentos novos e inovadores, que ajudam a tratar uma ampla gama de doenças. E conseguimos isso combinando conhecimento tecnológico com a melhor fabricação, conhecimento científico e excelência de processo. Isso permite que nossos clientes comercializem suas descobertas e inovações no setor de cuidados com a saúde. Fundada em 1897, nos Alpes suíços, hoje a Lonza atua em cinco continentes. Com aproximadamente 14 mil funcionários em tempo integral, somos formados por equipes de alto desempenho e talentos individuais, que fazem uma diferença significativa em nosso negócio, bem como nas comunidades em que atuamos. Em 2020, a empresa gerou vendas de 4,5 bilhões de francos suíços com um CORE EBITDA de 1,4 bilhão de francos suíços. Saiba mais em www.lonza.com.

Informações adicionais e isenção de responsabilidade
O Lonza Group Ltd tem sua sede na Basileia, Suíça e está listado na SIX Swiss Exchange. Ele tem uma listagem secundária na Singapore Exchange Securities Trading Limited (“SGX-ST”). O Lonza Group Ltd não está sujeito aos requisitos de listagem contínua da SGX-ST, mas permanece sujeito às Regras 217 e 751 do Manual de listagem SGX ST. Certos assuntos discutidos neste comunicado à imprensa podem constituir declarações prospectivas. Essas declarações se baseiam nas expectativas e estimativas atuais do Lonza Group Ltd, embora o grupo não possa dar nenhuma garantia de que essas expectativas e estimativas serão alcançadas. Os investidores são alertados de que todas as declarações prospectivas envolvem riscos e incertezas e são qualificadas em sua totalidade. Os resultados reais podem diferir materialmente no futuro das declarações prospectivas incluídas neste comunicado à imprensa devido a diversos fatores. Além disso, salvo quando for exigido pela lei, o Lonza Group Ltd nega qualquer intenção ou obrigação de atualizar as declarações contidas neste comunicado à imprensa.

A Chr. Hansen é uma empresa de biociência global e diferenciada, que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Na Chr. Hansen, estamos em uma posição privilegiada para impulsionar mudanças positivas por meio de nossas soluções microbianas. Há mais de 145 anos, nós trabalhamos para possibilitar uma agricultura sustentável, rótulos mais limpos e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo. Nossas plataformas de tecnologia microbiana e de fermentação, que incluem nossa ampla e relevante coleção de cerca de 40 mil cepas microbianas, têm um potencial revolucionário. Atendendo às necessidades dos clientes e às tendências globais, nós continuamos a desbloquear o poder das bactérias boas para dar resposta aos desafios globais, como o desperdício de alimentos, a saúde global e o uso excessivo de pesticidas e antibióticos. Como sendo a empresa de biotecnologia mais sustentável do mundo, nós tocamos a vida de mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Impulsionados por nosso legado de inovação e curiosidade pela ciência pioneira, nosso objetivo – “To grow a better world. Naturally.” – está no centro de tudo que fazemos.