​Você quer embarcar em uma nova aventura com produtos à base de vegetais?

A Chr. Hansen está lançando uma linha de produtos para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo crescente mercado de alternativas aos produtos lácteos, que são fermentadas e à base de vegetais.
Comunicado à imprensa | Sep 29. 2017 08:02 GMT

Adicione o sabor fresco e suave e a textura macia do iogurte às alternativas à base de vegetais. As novas culturas sem leite da Chr. Hansen fazem essa mágica!

O mercado de alternativas fermentadas aos produtos lácteos apresentou um grande crescimento nos últimos anos, apesar de partir de uma pequena base. Hoje o segmento constitui menos de 1% do mercado de alimentos fermentados, mas apresentou as maiores taxas de crescimento na categoria, em 2015 e 2016 (fonte: Euromonitor).

Em agosto, a Chr. Hansen encomendou uma pesquisa de mercado para compreender melhor o uso e as atitudes em relação às alternativas aos produtos lácteos. A pesquisa revelou que

• as alternativas aos produtos lácteos são consideradas um complemento aos laticínios existentes, permitindo mais opções alimentares e mais escolhas;
  • os consumidores modernos valorizam a variedade e mais da metade dos entrevistados comprou uma alternativa a alimentos ou bebidas com leite;
  • entre esses, 77% querem ver mais opções no mercado, indicando que produtos alternativos aos lácteos têm muito espaço para crescer

Agora a Chr. Hansen está lançando uma linha de produtos para aproveitar as oportunidades que esta nova tendência de mercado oferece: duas novas culturas YoFlex® (iogurte) e duas novas culturas nu-trish® (probióticos).

Alternativas saudáveis à base de vegetais com qualidades do iogurte “real”
“Como líderes de mercado em culturas inicializadoras, nós estudamos intensamente as novas necessidades do mercado e acompanhamos as tendências emergentes, que modificam a indústria de bebidas e alimentos. Agora estamos prontos para lançar uma série de culturas para alternativas aos produtos lácteos, que permitem fabricar produtos saudáveis, com as qualidades que tradicionalmente atribuímos aos iogurtes com leite”, afirma Lasse Vigel Joergensen, gerente de Marketing Global em Laticínios Frescos.

“Em primeiro lugar, nossas culturas adicionam o sabor fresco e suave e a textura macia do iogurte, tal como conhecemos, a alternativas à base de vegetais. Elas produzem alimentos seguros e saudáveis, e com uma versão do probiótico mais bem documentado do mundo, Bifidobacterium BB-12®, nós podemos levar os benefícios dos probióticos aos consumidores que não consomem iogurtes lácteos diariamente.”

A relação entre o intestino e a saúde e o bem-estar geral é cada vez mais reconhecida. O intestino, algumas vezes chamado de segundo cérebro, é o órgão mais importante para nos manter saudáveis, respondendo por 70% da nossa imunidade. Foi demonstrado cientificamente que BB-12® ajuda na saúde gastrointestinal.

Quem manda é o sabor
Embora a saúde seja um fator decisivo na compra dos consumidores, as alternativas aos produtos lácteos ainda precisam ter um sabor agradável. A Chr. Hansen é conhecida por sua capacidade de desenvolver culturas que podem oferecer o melhor dos alimentos e garantir o sabor que os consumidores exigentes querem.

“Um produto pode ser tão saudável quanto você poderia imaginar; mas se o gosto não é bom, ele nunca vai ser bem-sucedido. O gosto agradável e a oportunidade de escolher entre sabores atraentes é que faz com que os consumidores comprem de novo”, declara Joergensen.

Dois deliciosos conceitos alternativos aos produtos lácteos foram desenvolvidos para apresentar o novo portfólio de culturas aos clientes: SoyFresh, que se beneficia de todas as características boas do iogurte, sem estabilizantes, e CoCoFresh, um produto indulgente da moda, à base de leite de coco, com alto teor de gordura.

Velocidade superior de acidificação
Outra propriedade importante da nova linha é a velocidade com a qual as culturas podem acidificar a base vegetal. “Nós utilizamos nossa experiência em criação de culturas e processos de fermentação, e a aplicamos a bases não lácteas. Ao contrário do leite, no qual lidamos com proteínas lácteas e gordura, a composição e as opções de ingredientes para bases vegetais são infinitas. A nova linha de culturas adiciona um sabor e aroma agradáveis e, em alguns casos, a oportunidade de acelerar a velocidade de acidificação”, afirma Mirjana Curic-Bawden, cientista principal.

North American Dairy Alternative Market Insights [Informações sobre o Mercado Norte-Americano de Alternativas aos Produtos Lácteos] (agosto de 2017)

Este estudo de mercado oferece a mais recente pesquisa de consumo sobre uso e atitudes em relação a produtos alternativos aos lácteos, que se assemelham a iogurte.

Principais informações do relatório:

• Nutrição e saúde são motivadores universais de compra para alternativas aos produtos lácteos
  • Preferências de rotulagem são diferentes entre as gerações, mas “probióticos” são mais bem vistos pelas bases de consumidores
  • As gerações mais novas lideram a tendência em direção a alternativas aos produtos lácteos, mas produtos semelhantes a iogurte têm mais apelo entre as gerações.

A Chr. Hansen se compromete a oferecer informações exclusivas aos nossos clientes, e, dessa forma, permitir que tomem decisões de negócio conscientes, com base em uma importante inteligência de mercado e ampla análise.

A Chr. Hansen é uma empresa de biociência global e diferenciada, que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Na Chr. Hansen, estamos em uma posição privilegiada para impulsionar mudanças positivas por meio de nossas soluções microbianas. Há mais de 145 anos, nós trabalhamos para possibilitar uma agricultura sustentável, rótulos mais limpos e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo. Nossas plataformas de tecnologia microbiana e de fermentação, que incluem nossa ampla e relevante coleção de cerca de 40 mil cepas microbianas, têm um potencial revolucionário. Atendendo às necessidades dos clientes e às tendências globais, nós continuamos a desbloquear o poder das bactérias boas para dar resposta aos desafios globais, como o desperdício de alimentos, a saúde global e o uso excessivo de pesticidas e antibióticos. Como sendo a empresa de biotecnologia mais sustentável do mundo, nós tocamos a vida de mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Impulsionados por nosso legado de inovação e curiosidade pela ciência pioneira, nosso objetivo – “To grow a better world. Naturally.” – está no centro de tudo que fazemos.