A Chr. Hansen lança pastilhas probióticas para a saúde bucal

A Chr. Hansen lança pastilhas probióticas para a saúde bucal
As pastilhas probióticas da Chr. Hansen podem ser usadas por adultos e crianças, a partir de 3 anos, junto com a rotina regular de higiene bucal
Comunicado à imprensa | nov 30. 2020 08:59 GMT

A empresa dinamarquesa de biociência entra no interessante domínio da saúde bucal ao apresentar uma combinação de duas cepas probióticas com arginina

Problemas de saúde bucal e cáries dentárias afetam um grande número de pessoas em todo o mundo e são causados por falta de higiene bucal combinada com certas escolhas nutricionais e de estilo de vida. Esses problemas predominam nos países desenvolvidos, como os EUA e os países europeus, muitas vezes devido a um maior consumo de açúcar. As cáries dentárias se tornaram a doença não transmissível número 1 no mundo e são o resultado da formação de placa na superfície dos dentes. As bactérias produtoras de ácido podem aderir à placa, convertendo parte dos açúcares dos alimentos e bebidas em ácidos que prejudicam o dente com o passar do tempo. Com seu avanço, as cáries podem causar dor, perda do dente, infecção e outras complicações, reduzindo a saúde bucal em geral. Doenças da saúde bucal em geral afetam 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Uma poderosa combinação das cepas probióticas LGG® e L. CASEI 431®

A Chr. Hansen apresenta pastilhas probióticas que se dissolvem na boca. É uma solução conveniente para a manutenção da saúde dentária, com ingredientes cientificamente documentados. Foi demonstrado que a combinação exclusiva das cepas probióticas mais documentadas do mundo, LGG® e L. CASEI 431®, reduziu a quantidade de bactérias produtoras de ácido na boca. Bactérias produtoras de ácido são reconhecidamente um fator de risco para cáries dentárias.

“Este novo conceito de probiótico atende à necessidade cada vez maior de um produto de cuidado bucal adicional e conveniente. Ele fortalece nosso portfólio de produtos probióticos e propicia aos suplementos nutricionais locais e globais, aos cuidados bucais e mesmo a marcas de confeitaria uma oportunidade para ampliar seu portfólio com uma solução probiótica natural”, afirma Linda Neckmar, Chefe de Desenvolvimento Comercial em Saúde Humana, da Chr. Hansen.

Alguns grupos têm maior risco de microbioma bucal prejudicial à saúde

As pastilhas probióticas da Chr. Hansen podem ser usadas por adultos e crianças, a partir de 3 anos, junto com a rotina regular de higiene bucal. Pessoas de todas as idades podem sofrer com a presença de bactérias más na boca, que representam risco de cáries dentárias, embora alguns grupos tenham um risco maior de microbioma bucal prejudicial à saúde do que outros. De acordo com a World Dental Federation [Federação Mundial de Odontologia], 60-90% das crianças em idade escolar em todo o mundo têm cáries dentárias em algum momento. Esmalte mais fino e menor mineralização colocam as crianças em maior risco de cáries dentárias. 1,2 Quando os adolescentes usam aparelho ortodôntico, os níveis de placa aumentam em até três vezes em comparação com adolescentes que não usam aparelho, o que também aumenta o risco de cáries. 3,4 Os idosos também pertencem ao grupo de risco, já que a maior prevalência de exposição da raiz dentária e redução da produção de saliva favorecem a ocorrência de cáries dentárias. 5,6

“O mercado global de cuidados da saúde bucal está crescendo solidamente. Nosso conceito de probiótico é indicado para ajudar a dar resposta aos fatores que podem aumentar o risco de cáries dentárias. Se nós levarmos em consideração os usuários de probióticos atualmente, a população-alvo global para este conceito é de mais de 9 milhões de pessoas. Se olharmos para o âmbito mais amplo da saúde bucal, vemos uma base de consumidores em potencial de mais de 39 milhões”, observa Neckmar.

“A Chr. Hansen planeja investir ainda mais neste âmbito e impulsionar a ciência por trás de suas soluções. Após oferecer com sucesso soluções probióticas para outras áreas da saúde humana, como a intestinal, imunológica, saúde infantil e da mulher, estamos prontos para entrar no interessante domínio da saúde bucal. Com este lançamento, estamos cumprindo nossas ambições estratégicas para 2025 de ampliar a oferta de probióticos da Chr. Hansen em novas áreas da saúde”, conclui.

LGG® e L. CASEI 431® são marcas comerciais da Chr. Hansen A/S

1.Lippert et al. Eur J Oral Sci,2004;112(1):61-66.

2.Ellis et al. 1984 Archives of Oral Biology:29;12:975-81.

3.Klukowska et al. Am J Orthod Dentofacial Orthop 2011;139:e463-e470

4.Øgaard et al. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, 1988;94(1):68-73

5.Lopez et al. J Clin Periodontol 2017;44(Suppl. 18):145–152.

6.Bratthall et al Community Dent Oral Epidemiol. 2005 Aug;33(4):256-64 


A Chr. Hansen é uma empresa de biociência global e diferenciada, que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Na Chr. Hansen, estamos em uma posição privilegiada para impulsionar mudanças positivas por meio de nossas soluções microbianas. Há quase 150 anos, nós trabalhamos para possibilitar uma agricultura sustentável, uma melhor alimentação e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo. Nossas plataformas de tecnologia microbiana e de fermentação, que incluem nossa ampla e relevante coleção de cerca de 50 mil cepas microbianas, têm um potencial revolucionário. Atendendo às necessidades dos clientes e às tendências globais, nós continuamos a desbloquear o poder das bactérias boas para responder aos desafios globais, como o desperdício de alimentos, a saúde global e o uso excessivo de pesticidas e antibióticos. Como a empresa de biotecnologia mais sustentável do mundo, nós tocamos a vida de mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Impulsionados por nosso legado de inovação e curiosidade pela ciência pioneira, nosso objetivo “To grow a better world. Naturally.” está no centro de tudo que fazemos.

Compartilhe