David Zilber (ex-Noma) une forças de fermentação com a Chr. Hansen

“A fermentação está passando por uma democratização e isso é algo que ambos queremos ajudar a acelerar.” (Foto de Asmund Sollihøgda)
Comunicado à imprensa | out 06. 2020 08:51 GMT

A nova parceria tem como objetivo democratizar a fermentação e criar novas soluções para um sistema alimentar favorável ao clima

Nos últimos cinco anos, David Zilber foi Chefe de Fermentação do Noma, eleito o melhor restaurante do mundo várias vezes, na última década. Recentemente, ele decidiu que era hora de um novo desafio. Com sua óbvia experiência em fermentação e um sólido perfil de sustentabilidade, a Chr. Hansen acabou sendo o próximo passo lógico da carreira de Zilber, na forma de uma parceria com a empresa global de biociência de 145 anos.

“No Noma, eu senti que já tinha realizado tudo o que me propusera e muito mais. Além disso, a pandemia realmente me fez pensar sobre o formato do mundo de uma nova perspectiva. Eu queria levar os valores e princípios nos quais acredito a um novo patamar e ampliá-los para criar uma mudança real no sistema alimentar. E a Chr. Hansen já é uma potência nesse mundo. Uma potência no campo de micróbios bons, um campo no qual eu posso usar as minhas habilidades, ajudando a criar soluções deliciosas e saudáveis. Eu quero aplicar algumas das minhas ideias a problemas, em grande escala, e tentar fazer o melhor possível no processo. É uma missão comum, que ambos buscamos realizar. E, por causa disso, parece realmente um casamento perfeito”, conclui Zilber.

Zilber acredita que existe um grande potencial nas 40 mil cepas microbianas da Chr. Hansen: “É um domínio da vida muito pouco explorado. Há tanta riqueza no mundo natural, tantas moléculas orgânicas para serem criadas. Que sabores as pessoas ainda não provaram? Há muito trabalho a fazer. Eu acredito que os micróbios são a chave para essas soluções, e a Chr. Hansen parece ser a parceira ideal. A fermentação está passando por uma democratização e isso é algo que ambos queremos ajudar a acelerar.”

Ampliando os limites da fermentação – os microrganismos benéficos e verdadeiros masterchefs por trás de alguns dos pratos mais apreciados em todo o mundo

A Chr. Hansen também está empolgada com esta colaboração entre Zilber e seus cientistas, que estão entre os melhores do mundo. “Estamos muito entusiasmados por receber David na Chr. Hansen. Ele adquiriu uma experiência única no excitante mundo da fermentação, que é basicamente a decomposição bioquímica de uma substância por micróbios, preservando os alimentos e criando sabores e texturas únicos, além de melhorias nutricionais”, explica Laurent Hubert, Vice-presidente de Enzimas e Culturas Alimentícias (E&CA), Chefe de Alimentos e Bebidas, da Chr. Hansen.

“Juntos, queremos ampliar os limites da fermentação. Nós vamos nos concentrar em oferecer inovação revolucionária com novos sabores, experiências, culturas... Queremos melhorar as experiências sensoriais dos nossos clientes e criar protótipos de produção rápida em bases vegetais fermentadas. David desenvolverá suas ideias em sua própria cozinha de fermentação, que está em construção. Estamos convencidos de que ele pode contribuir com soluções únicas para o benefício do planeta. A fermentação é uma tecnologia utilizada há milhares de anos, mas, ainda hoje, nós não exploramos todo o seu potencial para enfrentar os desafios globais, como a produção sustentável de alimentos, o combate ao desperdício de alimentos e às mudanças climáticas”, observa.

Para Hubert, Zilber e a Chr. Hansen são uma combinação única: “David é uma pessoa que pode lidar com um público amplo e diversificado, de uma forma muito cuidadosa, compartilhando suas ideias inovadoras sobre fermentação. Juntar uma personalidade como essa a uma empresa que está no negócio de fermentação há quase 150 anos pode proporcionar uma combinação frutífera de motivação, conhecimento científico e propósito. É uma parceria que nasce da paixão pela fermentação. Vindo de um dos melhores restaurantes do mundo para unir-se a uma das empresas mais sustentáveis do planeta, David pode contribuir para um sistema alimentar resiliente e saboroso. Esse será um grande trunfo para desenvolver nossos dois ‘lighthouses’: Esse será um grande trunfo para desenvolver nossos dois ‘lighthouses’: Bioproteção (culturas alimentícias contra o desperdício de alimentos) e Bases Vegetais Fermentadas, que acaba de ser introduzido como um ‘lighthouse’. Nós estamos ansiosos por essa colaboração construtiva.”