Hombre tomando un producto de un estante

Comida segura e não deteriorada

O tema de perdas e desperdício de alimentos está em pauta em todo o mundo. Com nossas culturas alimentícias de proteção contra o mofo e leveduras para laticínios frescos, os alimentos podem permanecer frescos e não deteriorar, sem a necessidade de usar ingredientes artificiais.

Desperdício e perdas de alimentos: uma prioridade global

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), uma em cada quatro calorias destinada ao consumo humano é descartada sem ser consumida. Em uma época de escassez de alimentos, com mais de 800 milhões de pessoas passando fome, o tema do desperdício se tornou uma prioridade para os tomadores de decisão, fabricantes de alimentos e a sociedade civil em todo o mundo. Além dos impactos sociais e econômicos negativos para a sociedade, o desperdício de alimentos também causa um grande número de impactos ambientais relacionados, incluindo emissões desnecessárias de gases do efeito estufa e usos ineficazes de recursos escassos, como, por exemplo, água e terras.

Mantendo o frescor dos laticínios

Sozinho, o setor de laticínios tem uma perda estimada em cerca de 20%, em diferentes etapas da cadeia de valor. Na Europa, 29 milhões de toneladas de produtos lácteos são descartadas anualmente, de acordo com a FAO. Um dos principais desafios para manter os produtos lácteos frescos é a contaminação causada por leveduras e mofo, naturalmente presentes em toda parte, que rapidamente causa deterioração – sobretudo, se há interrupções na cadeia fria, da produção até a mesa do consumidor.

Para ajudar com este desafio, nós investimos em programas de pesquisa abrangentes, capazes de identificar novas cepas de culturas alimentícias naturais para manter os produtos lácteos frescos e combater a deterioração. O resultado é uma solução chamada FRESHQ®, que permite que os fabricantes de laticínios aumentem a validade de seus produtos e reduz o risco de deterioração ao inibir o crescimento de leveduras e mofo.

Vantagens em todas as etapas da cadeia de valor

O uso de FRESHQ® em laticínios, por exemplo, iogurte e queijo, oferece algumas vantagens em diferentes etapas da cadeia de valor, desde a redução da deterioração durante a produção e transporte até o aumento da validade, permitindo mais flexibilidade aos fabricantes e reduzindo descarte e devoluções para os varejistas. Com validade maior, o risco de os produtos expirarem ainda na prateleira do supermercado é menor. 

"Muitos clientes têm uma preocupação grande em reduzir o desperdício, tanto por razões econômicas quanto ambientais. Com FRESHQ®, nós encontramos um meio de ajudar nossos clientes a reduzir o risco de deterioração e recolhimento de produtos, possibilitando um aumento da validade e uma oferta de produtos mais frescos e de melhor qualidade aos consumidores. E isso acontece sem o uso de ingredientes artificiais", explica Peter Thoeysen, Gerente de marketing global, da Chr. Hansen.

FRESHQ® já se tornou popular no mercado global de laticínios, e a nossa experiência em culturas bioprotetoras também inclui embutidos de carne fermentados, como salame.

Com FRESHQ®, nós encontramos um meio de ajudar nossos clientes a reduzir o risco de deterioração e recolhimento de produtos, possibilitando um aumento da validade e uma oferta de produtos mais frescos e de melhor qualidade aos consumidores.

Peter Thoeysen

Gerente de marketing global A Chr. Hansen

Compreendendo o desperdício e as perdas de alimentos

As perdas e o desperdício de alimentos dizem respeito às partes comestíveis de plantas e animais que são colhidas ou produzidas para o consumo humano, mas que, em última instância, não são consumidas. "Perdas de alimentos", em particular, se refere aos alimentos que extravasam, deterioram, incorrem em uma redução anormal da qualidade, como, por exemplo, se apresentam amassados ou murchos, ou são perdidos antes de chegar aos consumidores. "Desperdício de alimentos" se refere aos alimentos de boa qualidade e próprios para o consumo humano, mas que não são consumidos porque são descartados – antes ou depois de deteriorar.

Fonte: World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais).

Detalhes rápidos

1/3

Estima-se que 1/3 de todos os alimentos seja descartado

20 %

Sozinho, o setor de laticínios tem um desperdício anual de 20%

Efeito antifúngico

Estudos demonstraram o significativo efeito antifúngico de FRESHQ®, resultando em menos leveduras e mofo, e maior validade em produtos lácteos selecionados

Compartilhe